terça-feira, 16 de dezembro de 2008

MERCADO DE AÇÕES

MERCADO DE AÇÕES PARA PRINCIPIANTES E PROFISSIONAIS

Mario Laertes Gusso, Consultor de mercado financeiro



Quem um dia falou que o mercado de ações não é para principiantes e sim para profissionais deve, nos dias de hoje, estar repensando tal afirmação.
Pra começar pensemos no seguinte: Existiriam profissionais se não existissem os principiantes, os novos empreendedores, os arrojados enfim os que acreditam no futuro?
Há pouco tempo atrás quando ligávamos o televisor, líamos os jornais, assistíamos a debates e palestras, batíamos de frente com figuras folclóricas, consideradas experts, com grande vivência nos assuntos. Em geral professores e mestres em assuntos com longos anos de carreira, experiência e . . . de idade.
Hoje é diferente. Mais e mais os jovens tomam frente, principalmente nas áreas de economia, administração, finanças e tecnológicas.
É fantástico ver e ouvi-los falar. Fazem-nos acreditar num mundo melhor. Não raros são os alunos que superaram os mestres e assim cada vez mais será.
Ontem ouvíamos ex-ministros darem suas opiniões e poucos eram os jovens que contestavam tais afirmações. Talvez por isso, por acreditarem nos deuses da sabedoria, que nosso país se encontra na situação que está. Longe de querer entrar nesse mérito. Mas com clareza vemos que os jovens também são capazes de expressar suas opiniões com lucidez e conhecimento de causa.
O mundo é de todos, dos mais aos menos experientes. Com a evolução tecnológica, se ficarmos parados a "carroça" passa por cima. Vai vencer quem melhor se preparar, quem estiver mais informado e souber o que o outro não sabe. Um come o outro, não existe respeito ao mais velho e vice-versa.
O mercado de ações está na cabeça de todos. É moda e não se trata apenas de um jogo como muitos costumam afirmar.
Temos que aprender a cada dia para não errarmos ou para quando errarmos que seja o menos possível.
Para que acertemos mais e erremos menos é que existem ferramentas a serem utilizadas em cada momento. Momento de comprar, de vender, de proteger e assim por diante.
É um trabalho emocionante e que, se o principiante ou profissional dedicarem estudo, atenção, tiverem arrojo, fizerem análises gráficas e de fundamentos adequadamente, obterão um resultado bastante satisfatório e de realização pessoal, podendo atingir percentuais de ganhos muito superiores às aplicações tradicionais de poupança e similares.
Enfim, o mercado de ações está aberto a todos sem limite de idade, é moda, é emocionante, é para corajosos, vibrantes e com visão futurista.
E que nunca nos esqueçamos: nenhum mestre nasceu sabendo tudo, ninguém sabe tudo, sempre temos algo a aprender, ninguém é profissional sem ter sido antes um principiante. O momento é agora, não foi ontem e não será amanhã.
Mas . . . que não se iludam os “aventureiros navegantes”, também nesse segmento: lucro fácil, retorno rápido, sorte e isenção de risco não são regras. Tudo pode acontecer. Tudo é possível, por isso a necessidade de preparo especial para o desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário