quarta-feira, 20 de agosto de 2008

PROJETO VIÁRIO DO PAIVA

O projeto prevê a construção de uma ponte de 320 metros de comprimento sobre o Rio Jaboatão, que ligará a praia de Barra de Jangada à Praia do Paiva, e uma via de 6,2 km de extensão, que dará acesso ao complexo turístico da praia, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho.
A Via Parque custará R$ 76,5 milhões, sendo que mais de R$ 57 milhões já estão garantidos pelo Banco do Nordeste, através de financiamento. As obras devem ser entregues em dezembro de 2008 e serão realizadas pela Sociedade de Propósito Específico (SPE) Via Parque, formada pelo consórcio da Odebrecht Investimentos em Infra-Estrutura e a construtora Norberto Odebrecht S/A.
Acompanhado pelo secretário de Planejamento e Gestão, Geraldo Júlio, Eduardo visitou o canteiro de obras, cumprimentou os funcionários e deu o ponta pé inicial nos serviços de terraplenagem, no terreno localizado na Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.
Eduardo afirmou que o projeto irá redefinir o litoral sul do ponto de vista urbano, sem esquecer de preservar o meio ambiente e de interagir com a população local qualificando os trabalhadores e gerando emprego e renda.
O governador revelou que outros projetos de PPPs devem ser consolidados em Pernambuco ainda em 2008: “Essa (a Via Parque) é a primeira parceria, mas temos outros editais de programas prioritários para a parceria público-privada, tanto na área de hospitais como na área de presídios e centrais de serviços para a população que já foram lançados”, destacou.
De acordo, com o presidente da Via Parque, Márcio Protta, esse é um projeto importante pelo seu pioneirismo e por sua preocupação com o meio ambiente.
“É um projeto pioneiro em que a iniciativa privada ajuda o Governo na questão da infra-estrutura, trazendo o desenvolvimento necessário para a região. É muito importante para o Estado implementar esse projeto que não tem impacto ambiental”.
A viabilização da Via Parque e da Ponte reduzirá a distância percorrida da Região Metropolitana do Recife às praias do litoral sul. Hoje, percorre-se 48 km do aeroporto internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre até a Reserva do Paiva, mas com a construção da ponte, o trajeto será reduzido para 14 km. A nova rodovia também atenderá quem tiver como destino Gaibu, Calhetas, Porto de Galinhas entre outras.
O projeto inclui ainda o monitoramento da via, que permite a inspeção de tráfego, o estado de conservação da rodovia, além de acidentes e outras ocorrências; e socorro médico pré-hospitalar, com ambulância e resgate.
O governador Eduardo Campos frisou que a Reserva do Paiva é mais um investimento que chega para dar um novo ânimo ao turismo no Estado, atraindo investidores e turistas estrangeiros.
O governador ainda sinalizou as ações que estão sendo desenvolvidas dentro da elaboração de um plano estratégico para a área e frisou que, mesmo sob atuação negativa de fatores externos, Pernambuco elevou o número de turistas em 2007:
“Mesmo com a crise no setor aéreo, e a queda do dólar conseguimos alavancar o turismo no Estado. Nós já fizemos, ao longo do ano, atração de outros investimentos importantes como o Qualta Resort em Barreiros, a conquista de vôos vindos dos Estados Unidos e o aumento no número de vôos charters”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário