terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Vamos falar de Cerveja

Não é fácil determinar o período em que teria sido produzida a primeira cerveja .Acredita-se que essa tarefa é tão antiga quanto a própria agricultura. De fato,sabe-se que o homem conhece o processo de fermentação há mais de 8.000 anos e obtinha nessa época,mesmo em pequenas quantidades,as primeiras bebidas alcoólicas.assim como o vinho especula-se que a cerveja tenha sido descoberta acidentalmente,provavelmente fruto da fermentação não induzida de algum cereal.mas a prova arqueológica mas contundente que temos referente à cerveja é proveniente da mesopotâmia, mais provavelmente  da suméria .Trata-se de inscrições feitas numa pedra,relativas a um cereal que se utilizava em algo similar à produção de cerveja. Os antigos descobriram bem cedo a cervejinha heim?
Na idade nédia ,a produção e o consumo de cerveja tiveram um grande impulso,muito por causa da influência dos mosteiros ,locais onde esse produto era tecnicamente melhorado.mas também produzido e vendido.Em 1295,o Rei Venceslau garantiu à Pilsem Bohemia direitos de produção de um tipo de cerveja,numa área que é hoje ocupada pela República Checa.E a partir daí os primeiros produtores de cerveja começaram a surgir,usando diversas matérias-primas e técnicas diferentes.
Existem três famílias básicas de cervejas.As ALE,de alta fermentação,as LAGER,de baixa fermentação,e as LAMBIC,de fermentação espontânea.É claro que dentro de cada um desses grupos há muitos subgrupos,havendo mesmo algumas cervejas que não se encaixam em nenhum desses grupos.Outros itens que permitem classificar as cervejas podem ser: a sua cor (clara ou escura);o teor alcoólico(sem álcool,de baixo,médio,ou alto teor alcoólico)-Eita que o bebinho adora !;ou ainda o teor do extrato de primitivo,sendo que nesse caso podemos dividi-la em fracas,normais,extras e fortes.Darei a seguir uma classificação com base no processo de fermentação ,que me parece a mais correta.

Cervejas ALE

Sua fermentação dá-se num ambiente de temperatura relativamente alta,entre 15  a 24 graus ou mais,e isso num período de tempo curto,que rondará de três a cinco dias.Elas terminam geralmente com um teor alcoólico entre 4%  e 8%. Já dá pro camarada chegar daquele jeitinho em casa! Rsrsrsrsrs.


Em breve continuarei com as LAGER e LAMBIC

Aposto que deu uma vontade de tomar uma hã?! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário