domingo, 17 de fevereiro de 2008

VIA LIGARÁ RECIFE A SUAPE

Estrada deverá desafogar o trânsito

Diario de Pernambuco

Os empregos que serão gerados com os megaprojetos previstos para Suape, como a refinaria, o estaleiro e o pólo de poliéster, não vão mexer apenas com os dois municípios vizinhos - Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. Acredita-se que haverá um impacto considerável também no Pina e em Boa Viagem, no Recife, e em Piedade, Candeias e Barra de Jangada, no município de Jaboatão dos Guararapes, onde a procura por endereços residenciais deve se intensificar. Para evitar o estrangulamento do tráfego na área, uma via expressa já está sendo planejada com o objetivo de facilitar o deslocamento para o complexo industrial portuário.
A implantação da Via Metropolitana Sul está sendo estudada pela Agência de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). Ela teria início no Cabanga e final na rodovia PE-60, em algum ponto entre a entrada da praia de Gaibu e o girador de Suape. Com cerca de 33 quilômetros de extensão, a via rápida é composta por duas pistas principais, com 11 metros de largura cada, duas pistas marginais, com sete metros cada, um canteiro central, canteiros laterais, ciclovia e passeios.
"Temos uma preocupação grande que é a conectividade de Suape com diversas áreas da Região Metropolitana do Recife", justifica a diretora-presidente do Condepe/Fidem, Sheilla Pinkovsky. Ela apresenta hoje o projeto da Via Metropolitana Sul no Fórum de Desenvolvimento promovido pela Associação Comercial de Pernambuco (ACP), no restaurante Boi Preto. Segundo Sheilla, a proposta preliminar da via deve ficar pronta até o final deste mês, sendo que a versão final deverá ser apresentada no início do próximo ano. Por enquanto, não há como estimar o custo da obra.
A Via Metropolitana Sul terá cinco trechos. O traçado do primeiro, que vai do Cabanga à Avenida Antônio Falcão, é semelhante ao da Via Mangue, projeto que está sendo iniciado pela Prefeitura do Recife. São 5,2 quilômetros. O segundo trecho, de 1,9 quilômetro, vai até o Viaduto Tancredo Neves, onde a via deverá se integrar à Linha Sul do Metrô. Entre o viaduto e aEstação Cajueiro Seco são mais seis quilômetros, possibilitando uma integração interessante com o fluxo que vem da BR-101 Norte.
"Depois de Cajueiro Seco o traçado muda para poder contornar a Lagoa Olho D'Água (conhecida como Lagoa do Náutico), até chegar à Estrada de Curcurana. A idéia é reverter a tendência de favelização da área da lagoa", explica o engenheiro do Condepe/Fidem, José Guelfer. Nesse ponto, a Metropolitana Sul se integra à Via Parque, que vai ligar Barra de Jangada à praia do Paiva, onde está sendo planejado um complexo turístico. E segue até o limite Jaboatão/Cabo. São mais 7,9 quilômetros, e depois segue até a PE-60 por um caminho conhecido como Estrada Velha de Barreiros.
Saída
A Via Metropolitana Sul representa uma saída rápida e segura para o Litoral Sul e Porto de Suape. Quem desce no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, por exemplo, evitaria o trânsito complicado da Estrada da Batalha. "Já há alguns estudos que apontam um aumento na demanda por imóveis em Boa Viagem. Quando esse bairro estiver completamente saturado, o crescimento vai se voltar para Piedade e Candeias, daí a importância de termos uma via como essa", observa Antônia Santamaria, gerente do Projeto Território Suape pelo Condepe/Fidem.

Um comentário:

  1. Projeto Fantástico!
    Vai haver uma grande valorização de Piedade/Candeias/Barra de Jangada.

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