sexta-feira, 9 de novembro de 2007

CURSO DE DIREITO


O curso de Direito é um dos mais procurados de hoje e sempre. Mas como é que está o mercado para o curso ? Será mesmo que há espaço para 220 mil profissionais todo ano ?
O ensino superior está em xeque segundo o livro de alison wolf professora de educação do king`s college de londres. Existem mais de 1.000 cursos no país oferecendo 220 mil vagas/ano. De acordo co uma pesquisa da universidade cândido mendes do Rio de Janeiro o desemprego quadruplicou nos últimos 10 anos. E, entre os que têm trabalho ,quase metade não atua na área de formação. No mercado brasileiro de Direito 38% trabalham na área, 25% estão desempregados e 37% trabalham na área. Mas nem tudo está perdido, afinal quem é bom é bom mesmo não acham? E conseguem se destacar entre os que fazem o curso. Em seguida vai uma matéria do guia abril de estudantes para acalmar os ânimos. Até mais e bom desempenho.

Sancho ferreira adaptado


Curso de Direito

A carreira Quem é o dono da Lua? E das informações que encontramos ao navegar pela Internet? Essas perguntas pareceriam estranhas há poucos anos. Mas, atualmente, a exploração do espaço não é mais ficção científica. O número de sites na rede internacional de comunicação cresce velozmente e as oportunidades de novos negócios começam a tornar importante identificar a propriedade no espaço cibernético. "O registro de domínios na internet é um ramo da área de propriedade industrial", explica Newton Silveira, professor de direito comercial da USP, em São Paulo, e advogado especialista na área. O chamado direito espacial é outra nova especialização nessa profissão. Com a progressiva queda das barreiras comerciais entre os países e a globalização da economia, aumenta a demanda por profissionais especialistas em questões internacionais. Uma experiência nos Estados Unidos ou na Europa vale ouro nesse mercado. "É cada vez mais necessário que o advogado que atua no setor empresarial tenha uma vivência no exterior", diz Eduardo Boccuzzi, de São Paulo, que foi advogado visitante durante um ano no Wilde Sapte, um dos mais respeitados escritórios de Londres, com atuação multinacional. O bacharel em direito tem diversos caminhos pela frente. Um deles é a advocacia. Para exercê-la, é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Outro é a magistratura, em que só se entra depois de passar por concorridos concursos públicos. Nela, é possível ser juiz, desembargador ou ministro de tribunais superiores. Uma terceira opção é seguir a advocacia pública ou trabalhar no Ministério Público como promotor ou procurador. Mais uma alternativa é ser delegado de polícia. O mercado Embora seja grande o número de bacharéis, há boas oportunidades para os formados em direito, especialmente no serviço público. "Na magistratura existem duas vezes mais vagas do que juízes", afirma o presidente nacional da OAB, Reginaldo de Castro. A criação das promotorias do meio ambiente também abriu postos de trabalho. Na área privada, o direito comercial internacional está em alta, especialmente no Mercosul. Salário médio inicial: R$ 1 083, 23
Em alta: Direito internacional O curso Prepare-se para ler muito durante todo o curso. Você vai estudar português, sociologia, filosofia, teoria do Estado e introdução à economia. Também terá pela frente matérias específicas, como introdução ao estudo do processo civil, direito comercial, constitucional e medicina legal. No final do curso, terá de fazer sua opção por um dos grandes troncos de especialização da carreira: direito penal, público (ou administrativo), do trabalho, civil (ou privado). A PUC de São Paulo oferece, ainda, especialização em direitos difusos e coletivos. Duração média: cinco anos.
(fonte: Guia Abril do Estudante 2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário